Postado por Codorna.org em 08 de novembro 2012

Como Começar Uma Criação de Codornas: Dicas Para o Novo Criador

Existem diversas formas de criar codornas para fins comerciais. Existem pequenos criadores que criam os animais em espaços pequenos para consumo próprio e pouca venda e os mais profissionais, começando com um grande espaço e investindo alto. Em ambos os casos não é difícil e depois de se começar a praticar as modificações próprias, haverá um aumento da produção.

Criando para consumo familiar a preocupação em otimização dos ovos e da ave não é grande. Logo, o investimento é mais baixo e alguns gastos como com visitas de veterinário por período podem ser dispensadas. O criadouro também será menor e o espaço necessário também.

criação de codornas

O criador de codornas deve começar com uma criação pequena

A melhor maneira de começar uma criação de codornas é aos poucos, com uma quantidade pequena de aves. Desta forma o criador poderá ir aperfeiçoando técnicas, corrigindo os erros e evita grandes perdas de animais por mal manejo. Comece com uma quantidade pequena, começando com a compra de apenas 20 aves. Assim você poderá observar as aves no clima de sua região, fazer as adaptações necessárias e posteriormente, com mais segurança, investir em um número maior de aves.

Algumas técnicas só virão com a prática. Quando se começa com uma quantidade pequena é possível controlar mais a produção, separar machos de fêmeas e observar quem são as fêmeas mais produtivas. Estes dados só virão com a prática mesmo do criador, principalmente para quem jamais criou uma ave na vida.

Começar com uma criação de codornas pequena também garante avaliar a procedência do animal. Você comprará as vinte primeiras aves já adultas, depois de algumas cestas de ovos começará com suas aves próprias, de sua produção. Assim estará garantindo a saúde do animal e a procedência da ave, já que está acompanhando toda a criação.

criação de codornas

Como comprar codornas para a criação

O novo criador de codornas deve comprar as aves com mais de 30 dias de vida. Antes disso a codorna corre o risco de estar doente e morrer no novo local. Em granjas e locais de vendas desta ave é possível comprar a codorna a partir de 1 dia e meio de vida. Se a criação for destinada para fins domésticos não há problema. Para os demais casos o melhor é investir em aves mais velhas em que o período crítico já tenha passado.

As codornas mais novas, com menos de vinte dias de nascidas exigem outros cuidados especiais como climatização mais quente para se manterem com o calor materno. Isso pode exigir um pouco mais de investimento, necessário apenas para criadores com fins profissionais. Nos demais casos o melhor é comprar as aves mais velhas e esperar sua próxima colocação de ovos para assim poder investir mais em uma chocadeira profissional, que vai exigir um maior investimento.

24 Comentarios

  1. nildo 12 de maio de 2013 às 22:53

    des do primeiro de vida ate bota oprimeiro ovo guantos dia de vida a codorna vaiter

  2. Assis 17 de maio de 2013 às 01:35

    Oi estou muito interessado em criar codornas em uma escala pequena de umas mil a mais . so não tenho onde comprar com segurança. gostei de ter encontrado esta pagina .Si voçes tem mais detalhes , por favor me envie . de ja agraço . estou no aguarde

    • Assis 17 de maio de 2013 às 02:04

      Oi estou muito interessado em criar codornas em uma escala pequena de umas mil a mais . so não tenho onde comprar com segurança. gostei de ter encontrado esta pagina .Si voçes tem mais detalhes , por favor me envie . de ja agraço . estou no aguarde. multiblocos@gmail.com

  3. maycon 14 de junho de 2013 às 11:59

    eu queria saber se quando as codornas para de botar ovos,porque isso agom tese

    • duda 17 de outubro de 2013 às 00:20

      ate os dois a tres anos de idade mas tenho uma de 4 e comtinua botando

  4. josinaldo 26 de julho de 2013 às 16:02

    e por que elas iram fazer a muda de penas daí a sua que da de postura

  5. JAIMISON DA SILVA BRABO 6 de agosto de 2013 às 20:24

    já criei codornas não me lembro como diferenciar o macho da fêmea e quantas fêmea para um macho e como fazer se tem como fazer uma chocadeira caseira?

  6. luis 19 de agosto de 2013 às 18:21

    tenho uma casa de laje no poraõ e mbaixo da minha casa,tenho vizinhos gostaria de saber se elas podem encomodar de alguma maneira a vizinhaça,obrigado.

  7. duda 17 de outubro de 2013 às 00:18

    Para diferenciar o macho das femeas e assim o jeito mais facil e separalos o q cantar e macho ou quando as codornas tiverem uns 2 a 3 meses voce aperta devagar. A cloaca delas se sai uma espuma branca e macho e se for amarela e femea ou entao vc ver em cima da cloaca se estiver uma bola e macho se nao e femea e essa bola se vc apertar os lados dela sai a espuma branca. Eu tenho no momento 1 macho e 3 femeas mais ja cheguei a ter1 macho e 7 femeas

  8. antonio fernandes 18 de outubro de 2013 às 11:35

    gostei muito deste site pq tira varias duvidas

  9. luis 8 de novembro de 2013 às 01:26

    eu gostaria de começar a criar.voces poderia mim encinar o passo a passo

  10. wilame lima santos 11 de fevereiro de 2014 às 14:03

    onde eu encontro criatorio de codorna no para.(em que cidade)

  11. cacilda santos caetano de souza 15 de fevereiro de 2014 às 01:55

    boa noite ja criei codornas antes quero voltar a cria so naõ tenho mais os material vc sabe mi diser aonde encontra as baterias com gaiolas mais em conta pra compra e codornas tanbe ja tenho esperiencia com cordonas de 1 dia moro em mage rio de janeiro

  12. carlos passos 25 de fevereiro de 2014 às 01:35

    gostaria de criar comecando com 50 oque vc acha amigo?

  13. Heraldo 25 de fevereiro de 2014 às 14:55

    Estou querendo começar uma pequena criaçao, como diferenciar os machos e as femeas?

  14. lucas 30 de julho de 2014 às 00:13

    moral minha chocadeira da com a temperatura de 37,4C em cima dos ovo e a baixo 36,8C tem alugo problema

  15. RICARDO ANDRÉ HOLLMANN 1 de agosto de 2014 às 16:54

    ola, gostaria de iniciar uma criação de codornas, onde posso buscar melhores parcerias ou compradores na minha região? moro em Marechal Cândido Rondon – PR

  16. Jean de Freitas Lima 18 de novembro de 2014 às 01:45

    Oi , eu estou procurando uma parseria para uma criação de codornas aqui no sul do estado de Rio Grande doSul. Faz uns 15 anos que tenho esse pensamento de criar codornas para abates mas por falta de conhecimento e verba ainda não consegui por em realidade o meu pensamento. Se zalguem ler estas palavrase quiser me auxiliar eu agradeço…..

  17. enilson batista dos santos 22 de novembro de 2014 às 09:47

    oi estou querendo comessar uma ciaçao de codorna tenho um pequeno espaço de 1.60 por 1.6o gostaria de saber quantas aves posso criar

  18. roberto juvino 23 de novembro de 2014 às 22:21

    ola amg eu queria saber a msm resposta do enilson.tenho uma area igual a dele,e queria saber quantas codornas posso por nela? e tambem queria uma formula de raçao.

  19. Benedito Narciso de Amorim 28 de novembro de 2014 às 13:30

    Eu tenho uma pequena criação de codornas ,quando os pintinhos apresentão um problema de não caminharem ficando si arrastando, o que devo fazer?

  20. leandro 23 de dezembro de 2014 às 23:20

    Como começa uma criação de codorna no piso e organica

Deixe um comentário