Como Construir Um Viveiro de Codornas

Um dos itens mais importantes em uma criação de codornas é o viveiro. Este é o local onde as aves irão se instalar, e por isso deve ser pensado com cautela para maior conforto dos animais e assim a criação de codornas não será prejudicada. Aves em ambientes não ideais no criadouro podem ficar doentes, podem não desenvolver bem seu porte por isso podem sofrer danos físicos. 

As gaiolas são a parte mais importante do viveiro, que não pode ser uma única para várias aves. Diferente de um criadouro de galinha, deve haver um espaço individual por ave ou com no máximo cinco aves, para que não possa haver competição por alimentos ou um alto nível de estresse das aves. Elas devem ficar com ao menos dez centímetros de altura e um espaço com trinta centímetros quadrados por ave, para que elas possam circular normalmente.

viveiro de codornas

O viveiro pode ser comprado pronto com gaiolas encaixadas ou encomendado para melhor adaptar a seu espaço. O custo de compra pronta é mais em conta. Contudo, pode ser melhor para o criador de codornas encomendar caso seu espaço seja limitado e deseje-se adaptar da melhor forma possível.

As gaiolas não devem arrastar o chão para que se tenha espaço para limpar. Recomenda-se que entre uma fileira de gaiolas e outra seja criada uma zona de limpeza com uma bandeja para ser retirada de ao menos 10 centímetros de altura. No chão, na última fileira, deixe um espaço de igual altura ou maior para que possa varrer e limpar os desejos dos animais e restos de ração que geralmente as aves espalham.

As grades da gaiola precisam ter uma distância entre as hastes pequenas, de menos de dois centímetros. Isso porque os animais não podem ter acesso ao lado exterior pela cabeça, ou podem ficar presos e morrerem. 

O viveiro não pode ser a céu aberto pela própria proteção do animal. O melhor será cobrir com telhas para deixar o ambiente mais fresco e agradável para a ave. Faça um telhado alto, para que a ventilação seja mais propícia para a ave.


     Revenda Roupas

Updated: dezembro 2, 2012 at 9:46 pm

Comments

  • ezequiel disse:

    E elegal mais como que faiz pra reproduzir

  • kleriston disse:

    de muita racao para por

  • JOSE ANTONIO DA SILVA disse:

    QUAL O MENO INVERTIMENTO PRA UMA GRANJA DE CODORNAS
    EU TENHO 1 EQUITARIA DE TERRA GOSTARIA DE FAZER UMA GRANJA

  • Deixe uma resposta