Como cuidar de um filhote de codorna

O pintinho de codorna é o seu principal instrumentos para ter lucro na criação de codornas. É preciso ter bastante cuidado para que ele sobreviva, pois as primeiras 48 horas são as mais importantes para a ave. Ela precisa de cuidados, alimentos e muita cautela no manejo para sobreviver e se tornar uma boa ave para abate ou iniciar uma nova reprodução.

pintinhos de codorna

O que fazer quando a codorna sai do ovo

Depois que a ave sai do ovo(período chamado de eclosão), ela deve ser mantida sob aquecimento constante a uma temperatura de 38 graus celsos. Deve estar a disposição da ave bastante ração e água à vontade e sempre limpos. Troque ao menos a água duas vezes ao dia e o mesmo cuidado deve haver com a ração.

Limpeza é extremamente necessário na criação

O espaço em que a ave vai ficar é chamado de criadeira. É uma gaiola diferente onde devem estar apenas aves após a exclusão. Isso evita que as aves criem uma competição por comida com as adultas e acabem em brigas ou morrer de fome. Mesmo com o criador bastante atento para repor a ração, diversos problemas podem surgir com esta convivência que devem ser evitados.

pintinhos de ave codorna  Como cuidar de um filhote de codorna

A higiene no criadouro é crucial nos primeiros dias para evitar que o sistema imunológico frágil deste animal faça com que ela morra. Para evitar tal problema o criador deve forrar o piso da criadeira com papel em seus três primeiros dias de vida.

A ração deve ser colocada não em potes, mas no piso da gaiola forrada para que a ave tenha total liberdade de pegar o seu alimento quando e como quiser. O bebedouro deve ficar em sua altura, lembrando que o pintinho de codorna é bem menor que uma ave normal, e deve ter sua água trocada ao menos duas vezes no mesmo dia.


     Revenda Roupas

Updated: dezembro 13, 2012 at 11:32 pm

Comments

  • Leandro disse:

    Estou fazendo desta maneira o manejo das minhas codornas filhotes, já estão grandes e sem mortalidades. Obrigado pelo site!

  • Gaby disse:

    Eu tenho 5 e eu amoo cuidar eles são nervosas. Mas eu queria saber como que agente sabe que e macho ou femea ? Porfavor Responda !

    • icaro disse:

      Bem simples, o macho adulto emite um canto estridente enquanto as fêmeas apenas piam. Outra forma bem eficaz de se identificar é precionando levemente a cloaca da ave, quando machos elas liberam uma espuma branca que é o material seminal da ave. Nas fêmeas isso não acontece.

  • José luiz disse:

    Bom eu começei criar codorna tem pouco tempo começei com um casal. elas começaram por e eu choquei em uma galinha garnizé. aí nasceram 7 só q acabaram morrendo quatro. gostaria que voces mim ensinasse como cuidar delas para que elas nao possam vim morrer fico muito grato se voces poderem mim ajudar. abraço desde já agradeço.

    • Fabiano disse:

      Bom dia José Luiz.

      Sou criador de codornas chinesas, já cuidei das japonesas que são mais resistentes, mesmo que pouco. Primeira coisa é a temperatura, deixar ela numa caixa de papelão com uma lâmpada incandescente a modo que fique em 38 graus durante, após 48 horas pode diminuir 2 graus e ir para 36, e a cada semana após ir abaixando de 2 em 2 graus até chegar a temperatura ambiente. A última vez que tirei as codornas foram 42 e com estes cuidados apenas 1 morreu. Outra coisa, nos 10 primeiros dias vc DEVE oferecer água com antibiótico (esqueça Terramicina, não faz mais o efeito desejado), use a base de sulfa, como Trissulfin (ourofino), adicione Organew na ração sempre, é bom, barato e dura muito, evite correntes de ar e muita umidade, com estes cuidados vc deve diminuir a mortalidade drasticamente. A partir do 30 dia, pode usar um bom vermífugo a base de Mebendazole que mistura da ração. Apesar dos detalhes serem grandes, uma vez montado, fica mto fácil seguir e nem notará mais, fará de forma simples e fácil. BOA SORTE DA PRÓXIMA VEZ!

  • icaro disse:

    José Luiz, em toda acriação que se faça sempre ocorrem algumas baixas. O importante é que tu mantenhas o viveiro limpo, com uma forração de papel fino no chão, de modo que tu possas trocar a cada dois dias pelo menos, a ração deve ser disposta no chão, porque os pintinho não alcançam nos comedouros convencionais e é fundamental que sejam bem alimentados nos primeiros dias de vida. A água deve ser colocada em bebedouro bem raso, para evitar afogamentos, o resto a garnizé se encarregará defazer, espero ter ajudado. Boa sorte

  • Silvio disse:

    Olá amigos!!!!
    Quantas femeas posso colocar para cada macho?
    Fiz uma chocadeira artesanal!!!! Mais nascem mais machos do que femea porque

  • israel coutinho disse:

    quais os cuidados nos primeiros dias de vida dos filhotes de codorna chinesa qual o antibiótico devo dar agua e comida no primeiro dia obrigado estou aguardando resposta

  • israel coutinho disse:

    tenho seis femeas e quatro macho de codorna chinesa todos os casais separados acha q devo por todos eles juntos obrigado

  • anderson disse:

    eu estou com 17 pintos de codornas o que eu devo fazer para o ração nao entra nos olhos deles e tem algum problema para com eles obrigado pela resposta

    • A disse:

      TIVE ESTE MESMO PROBLEMA . MAS RESOLVI COLOCANDO MENAS RAÇÃO NO CHÃO E NUNCA EMBAIXO DA LAMPADA E SIM EM UM DOS CANTOS DA CAIXA .COM UMA PENEIRA BEM FININHA VC CONSEGUE TIRAR O PÓ DA RAÇÃO ISSO AJUDA BASTANTE. RESOLVI MEUS PROBLEMAS COM ESSAS TECNICAS.

  • Letícia disse:

    Gostaria de saber o que fazer quando ela fica com a cloaca exposta?? Ainda e um Bebezinho estou desesperada deve ter no maximo uma semana e meia.como devo agir?

  • diego disse:

    Tirei filhotes e dois deles ficaram com as pernas abertas , n sei como fazer .

  • tiago disse:

    oque eu fasso minhas codornas estao morrendo todas chocou 80 filhotes mas estao morredo nao sei o qui faser oje entera 7 dias de nascidas.

  • Deixe uma resposta