Postado por Codorna.org em 13 de dezembro 2012

Como cuidar de um filhote de codorna

O pintinho de codorna é o seu principal instrumentos para ter lucro na criação de codornas. É preciso ter bastante cuidado para que ele sobreviva, pois as primeiras 48 horas são as mais importantes para a ave. Ela precisa de cuidados, alimentos e muita cautela no manejo para sobreviver e se tornar uma boa ave para abate ou iniciar uma nova reprodução.

pintinhos de codorna

O que fazer quando a codorna sai do ovo

Depois que a ave sai do ovo(período chamado de eclosão), ela deve ser mantida sob aquecimento constante a uma temperatura de 38 graus celsos. Deve estar a disposição da ave bastante ração e água à vontade e sempre limpos. Troque ao menos a água duas vezes ao dia e o mesmo cuidado deve haver com a ração.

Limpeza é extremamente necessário na criação

O espaço em que a ave vai ficar é chamado de criadeira. É uma gaiola diferente onde devem estar apenas aves após a exclusão. Isso evita que as aves criem uma competição por comida com as adultas e acabem em brigas ou morrer de fome. Mesmo com o criador bastante atento para repor a ração, diversos problemas podem surgir com esta convivência que devem ser evitados.

pintinhos de ave codorna

A higiene no criadouro é crucial nos primeiros dias para evitar que o sistema imunológico frágil deste animal faça com que ela morra. Para evitar tal problema o criador deve forrar o piso da criadeira com papel em seus três primeiros dias de vida.

A ração deve ser colocada não em potes, mas no piso da gaiola forrada para que a ave tenha total liberdade de pegar o seu alimento quando e como quiser. O bebedouro deve ficar em sua altura, lembrando que o pintinho de codorna é bem menor que uma ave normal, e deve ter sua água trocada ao menos duas vezes no mesmo dia.

22 Comentarios

  1. Leandro 25 de outubro de 2013 às 08:08

    Estou fazendo desta maneira o manejo das minhas codornas filhotes, já estão grandes e sem mortalidades. Obrigado pelo site!

  2. Gaby 2 de novembro de 2013 às 19:19

    Eu tenho 5 e eu amoo cuidar eles são nervosas. Mas eu queria saber como que agente sabe que e macho ou femea ? Porfavor Responda !

    • icaro 23 de janeiro de 2014 às 19:27

      Bem simples, o macho adulto emite um canto estridente enquanto as fêmeas apenas piam. Outra forma bem eficaz de se identificar é precionando levemente a cloaca da ave, quando machos elas liberam uma espuma branca que é o material seminal da ave. Nas fêmeas isso não acontece.

    • Marcio Pedroza 27 de janeiro de 2015 às 20:06

      as fêmeas tem o peito todo pintadinho com pintas pretas, e o macho tem o peito sem pintas e amarelo alaranjado

    • Luiz 9 de fevereiro de 2015 às 02:29

      Ola Eu Não Sei muito Mas Acho Que Macho Tem bico Preto ‘-‘

  3. José luiz 4 de janeiro de 2014 às 20:04

    Bom eu começei criar codorna tem pouco tempo começei com um casal. elas começaram por e eu choquei em uma galinha garnizé. aí nasceram 7 só q acabaram morrendo quatro. gostaria que voces mim ensinasse como cuidar delas para que elas nao possam vim morrer fico muito grato se voces poderem mim ajudar. abraço desde já agradeço.

    • Fabiano 27 de janeiro de 2014 às 05:12

      Bom dia José Luiz.

      Sou criador de codornas chinesas, já cuidei das japonesas que são mais resistentes, mesmo que pouco. Primeira coisa é a temperatura, deixar ela numa caixa de papelão com uma lâmpada incandescente a modo que fique em 38 graus durante, após 48 horas pode diminuir 2 graus e ir para 36, e a cada semana após ir abaixando de 2 em 2 graus até chegar a temperatura ambiente. A última vez que tirei as codornas foram 42 e com estes cuidados apenas 1 morreu. Outra coisa, nos 10 primeiros dias vc DEVE oferecer água com antibiótico (esqueça Terramicina, não faz mais o efeito desejado), use a base de sulfa, como Trissulfin (ourofino), adicione Organew na ração sempre, é bom, barato e dura muito, evite correntes de ar e muita umidade, com estes cuidados vc deve diminuir a mortalidade drasticamente. A partir do 30 dia, pode usar um bom vermífugo a base de Mebendazole que mistura da ração. Apesar dos detalhes serem grandes, uma vez montado, fica mto fácil seguir e nem notará mais, fará de forma simples e fácil. BOA SORTE DA PRÓXIMA VEZ!

  4. icaro 23 de janeiro de 2014 às 19:34

    José Luiz, em toda acriação que se faça sempre ocorrem algumas baixas. O importante é que tu mantenhas o viveiro limpo, com uma forração de papel fino no chão, de modo que tu possas trocar a cada dois dias pelo menos, a ração deve ser disposta no chão, porque os pintinho não alcançam nos comedouros convencionais e é fundamental que sejam bem alimentados nos primeiros dias de vida. A água deve ser colocada em bebedouro bem raso, para evitar afogamentos, o resto a garnizé se encarregará defazer, espero ter ajudado. Boa sorte

  5. Silvio 13 de fevereiro de 2014 às 22:34

    Olá amigos!!!!
    Quantas femeas posso colocar para cada macho?
    Fiz uma chocadeira artesanal!!!! Mais nascem mais machos do que femea porque

  6. israel coutinho 21 de fevereiro de 2014 às 22:43

    quais os cuidados nos primeiros dias de vida dos filhotes de codorna chinesa qual o antibiótico devo dar agua e comida no primeiro dia obrigado estou aguardando resposta

  7. israel coutinho 21 de fevereiro de 2014 às 22:51

    tenho seis femeas e quatro macho de codorna chinesa todos os casais separados acha q devo por todos eles juntos obrigado

  8. anderson 23 de março de 2014 às 01:14

    eu estou com 17 pintos de codornas o que eu devo fazer para o ração nao entra nos olhos deles e tem algum problema para com eles obrigado pela resposta

    • A 27 de julho de 2014 às 01:19

      TIVE ESTE MESMO PROBLEMA . MAS RESOLVI COLOCANDO MENAS RAÇÃO NO CHÃO E NUNCA EMBAIXO DA LAMPADA E SIM EM UM DOS CANTOS DA CAIXA .COM UMA PENEIRA BEM FININHA VC CONSEGUE TIRAR O PÓ DA RAÇÃO ISSO AJUDA BASTANTE. RESOLVI MEUS PROBLEMAS COM ESSAS TECNICAS.

  9. Letícia 18 de abril de 2014 às 01:18

    Gostaria de saber o que fazer quando ela fica com a cloaca exposta?? Ainda e um Bebezinho estou desesperada deve ter no maximo uma semana e meia.como devo agir?

  10. diego 1 de junho de 2014 às 02:13

    Tirei filhotes e dois deles ficaram com as pernas abertas , n sei como fazer .

    • tiago 26 de novembro de 2014 às 21:20

      troqui o patris pois pode ser a genetica de irmaos.

  11. tiago 26 de novembro de 2014 às 21:18

    oque eu fasso minhas codornas estao morrendo todas chocou 80 filhotes mas estao morredo nao sei o qui faser oje entera 7 dias de nascidas.

  12. Ana Luiza Furtado-Cristiane Furtado 21 de janeiro de 2015 às 14:00

    A minha mãe fez um chocadeira e botou ovos de codorna,capote e galinha…nasceu de galiha e codorna,mais de codorna nasceu uma…mais minha mãe botou noite passada ela dentro da chocadeira com os pintos,os pintos são mais fortes…e ela parece que quebrou uma perna não come e não bebe direito!
    o que eu faço?
    preciso de respostas rapido!
    ela so fica deitada peço a ajuda de vcs so é ela de codorna não quero que morra!
    obrigada!
    espero a ajuda de vcs!!!

    • anthony 31 de março de 2015 às 14:43

      boa tarde Ana Luiza. pode me passar por wats app como tua mãe fez a chocadeira?

    • anthony 31 de março de 2015 às 14:46

      Ana meu zap ai. e quanto a tua pergunta. imobiliza a perna dela e a trata no bico por uma semana até ela firmar um pouco

    • anthony 31 de março de 2015 às 14:52

      022 9 9808 0212 zap Ana ta ai.

  13. anthony 31 de março de 2015 às 14:40

    boa tarde. esto querendo da início a uma criação de codornas. já possui, mas nunca pra comércio mas dessa vez vai ser e quero saber todas as informçães possiveis alguem tem tipo um manual?

Deixe um comentário