Postado por Codorna.org em 13 de dezembro 2012

Cuidados Na Reprodução de Codornas

Uma das etapas mais importantes de uma criação de codornas é a sua reprodução. É esta fase que determina se a ave será lucrativa de fato ou não, pois ma quantidade pequena de codornas é responsável por um baixo lucro do criador. Logo, cuidar para que as aves se reproduzam de forma sadia e em boa quantidade é uma das melhores formas de cuidar da ave.

Macho e fêmea devem ficar juntos para a reprodução

Se o destino é o engorda para o abate, a codorna deverá ser mantida em gaiolas separadas. Mas se você quer cuidar da reprodução, mantenha as aves juntas no período de reprodução. Um macho deverá servir a três fêmeas, sendo uma por semana. Seu macho deve ficar uma semana em cada gaiola para fêmea e depois ser trocado.

Não abuse da capacidade reprodutora do macho. Ele deve ser trocado a cada dois meses, pois sua capacidade de alta reprodução vai diminuir com o tempo. Se a quantidade de ovos não interferir muito ou for uma criação caseira, o criador de codornas poderá usar a ave macho por mais de quatro meses sem qualquer problema.

criação de codornas para reprodução

Cruzamento com parentes deve ser evitado

As codornas são aves bastante sensíveis ao parentesco. Por isso as aves familiares, filhos e parentes muito próximos na geração, devem ser evitadas no cruzamento. Recomenda-se ao criador de codornas fazer o controle e marcação da ave para evitar tal problema.

Use chocadeira ou outras aves para chocar os ovos

Se o criador não pode ainda adquirir uma incubadora para chocar os ovos, uma boa opção é usar outras aves para chocar. A produtividade permanece a mesma. O criador pode usar galinhas anãs ou pombas, mas lembrando que é bem mais eficiente fazer o uso de uma chocadeira. A incubação artificial é uma das mais modernas e mais eficientes também.

2 Comentarios

  1. antonio luciano leite 6 de maio de 2014 às 22:18

    qual curt pra se comesar uma criaçao de 40 codorna

  2. Raimundo pereira luna 17 de julho de 2014 às 11:20

    como faço pra começa um aviário de 20 codornas, quanto gastaria, quantos machos,

Deixe um comentário