Postado por Codorna.org em 15 de novembro 2012

Fase de Postura de Uma Codorna – Entendendo a Criação

A fase de postura de uma codorna consiste no período de maturidade sexual da ave. É quando ela já está apta a colocar ovos e assim começar a reprodução de fato da criação de codornas.

A maturidade sexual da codorna começa entre as semanas 17 e 18 de vida a ave, atingindo a fase mais fértil entre a semana 28 e 35. Depois destas semanas a codorna vai diminuindo gradativamente sua atividade sexual e assim começa a não mais colocar ovos como no começo. A postura da codorna começa a diminuir de ritmo a partir da semana de número 80 de vida.

codorna

Alimentação da codorna no período de postura

Durante a atividade sexual plena da ave, ela deve ser alimentada com cerca de 120 gramas de ração por dia. A quantidade sugerida aqui é por ave, então para uma gaiola o criador de codornas deve somar o proporcional e alimentar sua criação. Se tiver seis aves, deve alimentar a gaiola com 600 gramas de ração por dia. O melhor é que se coloque 300 gramas de ração pela manhã e 300 pela tarde e limpe-se a gaiola entre esses períodos.

Caso as aves estejam sendo criadas mais livres e comendo outros alimentos além da ração como capins e folhas, a quantidade de ração deve ser menor a ser ministrada para as codornas.

ração da criação de codornas

O melhor mesmo é não alimentar a codorna com pastagens e folhas. Isso porque tais alimentos não possuem o mesmo nível nutricional de uma ração, que é balanceada e rica em nutrientes necessários para se obter o máximo de uma criação de codornas

Uma dica para o criador é quanto a quantidade de água que estará na ração à disposição da ave. Caso o criador possa, troque a água duas vezes ou mais por dia. Isso porque uma água mais limpa atrai o animal a se alimentar mais, e assim ganhar mais peso. Este pequeno ato irá potencializar a criação do investidor em quilos por ave.

17 Comentarios

  1. Sidney 25 de abril de 2013 às 10:45

    Quero começar uma criação de codornas, onde ter todas as orientações e criatórios para visitar.

  2. paulo de tarso leite filgueiras 5 de junho de 2013 às 17:37

    gotrari de criar um criaçao de codorna vosei nao tem auguiis lirvo para comesa um criaçao de codorna ta made repotra.

  3. jorge luis 6 de outubro de 2013 às 02:05

    devo começa uma criacao com quantas codornas e qual o primeiro passo

  4. jorge luis 6 de outubro de 2013 às 02:12

    estou com uma area de 5m quadrado para faser um viveiro sera que posso deixar as codornas no chão de cimento ou devo colocar no alto por favor me ajude made me um modelo de viveiro para quem quer começar uma criaçao obrigado amigos

    • Anonimo 26 de novembro de 2013 às 14:45

      N pode colocar no chão, as codornas devem ser alojadas em gaiolas apropriadas com o piso declinado para q o ovo bole para fora e facilite a retirada, pois elas colocam seus ovos no chão. Vc deve comprar as gaiolas prontas.

  5. Everaldo Viana de Almeida 7 de outubro de 2013 às 12:17

    Nao crio codorna mais gostei do progeto se possivel queria concretizar.

  6. giovane 12 de outubro de 2013 às 13:43

    minha codorna botou com 43 dias de vida isso ta certo?

  7. antonio martins 1 de dezembro de 2013 às 20:28

    Gostaria de iniciar criação de codornas, em pequena escala, onde posso comprar meia dúzia já a por ovos? ou mesmo ovos para incubadora.
    Por favor peço resposta. Atentamente os meus cumprimentos.

    • valmir 10 de março de 2014 às 17:30

      eu tenho umas 40 codorna e elas tiverao um susto de uma rapoza e umas ficarao doente estao triste e nao comem tem tipo de tomtura e sonolecia oque devo fazer me agude obrigado dus te recompence

      • elço jose 26 de agosto de 2014 às 19:08

        comecei com e uma delas pegou uma bacteria ou foi mordida por um mosquito.Quando vi de manha,ela esta caida,sem se levantar.Coloquei-a numa caixa e colocava raçao e ela comia eitada.Agus,colocava na mao e dava para ela beber no reservatorio.Coloquei pomada e cuidei dela assim….5 dias…logo a seguir ela esta totalmente curada.Soltou ate da caixa……….nesse mes das seis,ela foi a primeira a colocar ovos….ja pos 7..
        o amor supera tudo….ok
        Deus te abençoe

  8. Renato douglas 23 de fevereiro de 2014 às 00:54

    Queria saber se dava pra vcs me madarem para meu imail tudo sobre criacao de codona?

  9. Renato douglas 23 de fevereiro de 2014 às 00:58

    Queria q vcs me madacem fase a fase des do nacimento ate a fase de postura.

  10. PORTES 4 de julho de 2014 às 13:17

    por favor informa pra mim se eu posso ter uma produção de codorna poedeira em um comodo k tenho no fundo do kintal de minha casa , o lugar é bem arejado, minha pergunta é pode telas sem ser em gaiolas, o tamanho do como do é de 4×3 , por favor se poder me ajudar eu desejo comessar o mais rapido possivbel obgado

  11. nilson@caldemil.com.br 8 de outubro de 2014 às 02:37

    QUERO COMEÇAR A CRIAR FRANGO PARA ABATE , PARA EU SOBREVIVER VCS PODEM ME AJUDAR A OBTER UMA RENDA ?

  12. Durval oliveira costa 19 de outubro de 2014 às 01:33

    Tenho algumas codornas com mais de oitenta dias e não está botando eu sempre coloco ração de postura para elas mais não está dando resultado esperado:Vocês podem mim ajudar?

  13. jose enio abrantes 5 de novembro de 2014 às 16:41

    eu queria saber quanto custa uma criacal de codorna de 100 cprdona

  14. fernanda 18 de dezembro de 2014 às 18:49

    Tenho 5 codornas e todas elas botam, gostaria de saber porque de vez enquando elas começam a se bater e até bater com a cabeça na gaiola fazendo ferimento.

Deixe um comentário