Como abater uma codorna de forma doméstica?

Abater codornas não é uma tarefa fácil, é preciso ter coragem e sangue frio para matar um animal, mesmo que este seja para comer! Normalmente o abate é feito por criadouros especificados em fornecer codornas para empresas. Mas há quem crie suas codornas em casa e mate-as para o alimento próprio.

Quando abater?

O abate da codorna pode ser efetuado a partir dos 55 dias de vida, são os chamados galetos, que são as codornas novinhas, mas também podem ser abatidas até os 28 de idade. O peso da codorna influencia muito no seu abate, com 5 semanas, a codorna tem em média 100 gramas.

Como abater?

O esquema de abate é parecido com o da galinha, no quesito quebrar pescoço. Porém a codorna tem algo a mais, é preciso também quebrar seu meio. Após esse processo simples, ela deverá ser depenada e levada para o congelador.

Não tem nada de especial no abate, não é necessário usar nenhum instrumento cortante, é rápido e fácil. A codorna é posicionada de cabeça para baixo e você deve segurar suas patas e asas para que não se debata, logo, separe o pescoço até achar a junta e então torça-o, ela tentará se debater um pouco, mas não muito, somente segure firme.

Passe então para o corpo, mas continue segurando ela firme posicione sua mão bem no centro do corpo da codorna e torça-o. Dessa forma a codorna estará morta já, pois você interrompeu toda sua circulação. Só tome cuidado para que tenha feito direito, do contrario a codorna ainda estará viva e sofrendo, o que acarretará numa carne às vezes estragada.

Pronto, sua codorna está morta e você pode depená-la, esse processo é a retirada das penas por completo até que fique somente a pele. Você pode usar como auxilio água quente. O mais importante vem depois, pois o modo de armazenamento, se não for corretamente visto, é possível estragar toda a carne, dando prejuízo.

Conforme visto, abater uma codorna não leva mais do que 5 minutos, depená-la demora mais, então todo o processo somente para uma codorna leva em torno de 20 minutos.

4 Comentários

  1. adorei seu site, mande basdtante informaçao para mim, sobre criaçao e principalmente receitas

  2. eduardo says:

    gostei das espicaçoes mande para meu Gmail informações sobre codornas,ração e novas tecnologias. agradeço sua atenção grato Eduardo.

  3. Wallace says:

    Bom estou pensando em comesar uma criação de cocornas, mas meu principal desafio é onde vender, pois queria um lugar que poderia vender sem abater gostaria de uma opinião

  4. Marcos Costa says:

    Ola´ gostaria de saber porque teve algumas das minhas codornas novinhas naõ consegui ficar em pé? elas ficam com as pernas abertas naõ consegue levantar .
    Desde já te agradeço pela sua resposta.

Deixe um comentário