Qual a diferença entre fêmeas e macho de codornas?

As codornas são praticamente iguais umas as outras, varia somente em tamanho, cor e outras peculiaridades pequenas. Como saber quem é macho e quem é fêmea? Pois é essa dúvida para quem quer começar a criar codornas faz toda diferença, lembrando que as fêmeas é que colocam o ovo.

Mas o que mencionamos no início não deve ser desperdiçado, uma grande diferença está na coloração entre machos e fêmeas. O peito e a cabeça do macho são mais marrom avermelhados, sem contar que só ele canta, a fêmea não. Há também outro fator característico, o macho solta uma espuminha do ânus quando pressionado.

Codorna sexo  Qual a diferença entre fêmeas e macho de codornas?

Para quem quer ter um viveiro e criar codornas nascidas a partir deste, um fator importante, a saber, é que nos 10 primeiros dias de vida de uma codorna ela não é capaz de se aquecer, seja macho ou fêmea, portanto o cuidado com luz ou gás é necessário para que não morra de “frio”. Uma forma de saber se elas estão com frio ou com calor é se todas estiverem juntas, frio, se espalhadas, calor. Mas para isso é preciso ter espaço no viveiro senão todas estarão juntas o tempo todo, por falta de espaço.

A Fêmea

As codornas fêmeas regularmente colocam 28 ovos em um mês, enquanto novas a produção é farta, com o tempo (depois de 1 ano) e conforme a época do ano, elas diminuem, colocando uma vez ou às vezes nem colocando ovos. Geralmente esse período é de manha e no fim da tarde, mas é de tarde que mais se colocam ovos.

codorna sexo 2  Qual a diferença entre fêmeas e macho de codornas?

O Macho

Os machos tem função de reprodução, e também pode ser consumido, se sua intenção é ovos, seu viveiro predominará fêmeas, se outras codornas for seu desejo, deverá haver machos para o acasalamento, normalmente é um macho a cada cinco fêmeas. O canto do macho é fundamental para sua exibição para a fêmea.

Conforme podem ver, ficou mais fácil reconhecer quem é macho e quem é fêmea, os quatro modos apresentados não deixam mais dúvidas. Cor, canto, secreção e quem bota ovos, são as características para distinguir o sexo das codornas.

 


     Revenda Roupas

Updated: dezembro 16, 2012 at 12:51 am

Comments

  • felipee disse:

    eu ja tenho codornas ha 5 messes e nao bota ovo

  • joao Eudes disse:

    amigos to começando uma criação de codornas no quintal. mas ja tenho ums adulto e eles canta muito alto a noite… acho q meus vizinhos já tão se encomodando… o devo fazer para silenciar-los a noite?

  • mateus disse:

    como faço para minha codorna botar

  • nadia siqueira silva disse:

    como reconhecer visualmente qual é o macho e qual é a fêmea no bando, descascaram 32 codornas e não sei distinguir o sexo delas.

    • Charles disse:

      somente os macho tem um canto bem forte e alto ou olhando em sua cloaca os seus testiculos estão volumosos quando estão na fase adulta.

  • genessi disse:

    como eu faço para eu concegui umacodorna macho…

  • pacheco disse:

    bom dia Genessi, vc au pegar uma codorna, aperte na parte de baixo dela se ela colocar uma espuma é um macho ou a coloração da cabeça delas a do macho tem a cor mais viva a da femea clara, então espere cantar e observe. boa sorte.

  • o que eu faço quado minhas codornas comerça a ficar sem penas .

  • alex de vasconcellos vidal disse:

    os machos soltam uma espuma pelo anus quando apertamos eles e as femeas nao

  • daniel disse:

    eu tenho 3 codornas e nao sei qual e macho e qual e femia

  • marcieli aguiar caliare disse:

    Tenho quinze codornas todas femeas quando eu comprei elas ja estavao comesando a botar ja tem trinta dias q eu comprei e elas quase nao botao tem dia q bota tres tem dia q bota quatro o q esta acontecendo se augem souber me fala

  • Deixe uma resposta