Postado por Codorna.org em 08 de março 2013

A melhor forma de armazenar ovos de codornas para vendagem

O comércio de ovos de codorna tem crescido bastante devido a ótima lucratividade, visto que um animal põe em média 25 ovos por mês. O sabor do ovo se assemelha ao da galinha, além de um grande número de adeptos e curiosos que pretendem experimentar.

Uma codorna fêmea está pronta para a postura entre 45 a 50 dias de vida, mas só será colocada para reprodução após 15 dias ter posto o primeiro ovo. Os machos já estão maduros para a reprodução com 40 dias de vida e sempre são colocados em menores números junto a produção de ovos.

ovo de codorna

O armazenamento dos ovos das codornas deve ser feito em um lugar seco e bem arejado, sem mudanças bruscas de temperatura. A temperatura deve ser de 12ºC a 15ºC com uma umidade relativa do ar variável entre 75% a 80%.

Os ovos são guardados em bandejas com areia seca e a ponta mais fina virada para baixo, por no máximo de 8 dias da postura. Os ovos de codorna são conhecidos por serem ricos em vitaminas, A, B, B1, B2, Dl, E e 1-1 e são ricos em proteínas, cálcio, ferro e fósforo.

As codornas são animais que perderam o instinto de maternidade, por isso ela põe seus ovos no chão e não os chocam. Quando se quer chocar os ovos são levados e colocados no ninho de uma galinha garni zé, mas o indicado é que sejam levados para chocadeiras. Antes da eclosão , os ovos são levados para uma câmara especial. Nela a casca se rompe e ficam secando por cerca de 12 a 24 horas.

A criação de codornas está ganhando muito investimento. Cada fêmea colocando 25 ovos mês, dando uma média anual de 250 a 300 ovos por ano e a cada fêmea. Mantendo esta produtividade apenas no primeiro, depois é levada para o abate.

10 Comentarios

  1. alcides 8 de maio de 2013 às 02:00

    me ajudem por favor : posso guardar na geladeira ovos de codorna por tres meses para só então cosumi-los ou eles podem ficar estragados ? é que vou fazer a festa de 15 anos de minha filha e gostaria de fazer os petiscos de entradinha da festa com os ovinhos de codorna mas esta festa só acontecerá em 24 de agosto. ou é melhor gaurdá-los fora da geladeira ou em nehuma das duas situaçoes em que citei ? aguardo vosso retorno. por favor …

  2. Rodolfo 1 de junho de 2013 às 05:45

    Alcides os ovos de codornas fora da geladeira duram um mês e pouco + ou -.. aconselho você guardalos dentro da geladeira pois na geladeira e mais dificil de estragar e ficam bem refrigerados, e se sua geladeira tem o portas ovos na porta evite colocar ovos ali pois o abre e fexa da porta faz com que a temperatura fique instavel e isso não e bom. coloque-os dentro de um pote ou vasilha dentro da geladeira que vai durar mais tempo.. espero ter ajudado.. um abraço

  3. maria das grças 4 de junho de 2013 às 11:39

    OI COMO EU POSSA TA MONTANDO UMA GRANJA DE CODORNA POIS NAO TENHO CONHECIMENTO DO NEGOCIO GOSTARIA DE AJUDA ME MANDE POR EMAIL OBRIGADA

    • elço jose 21 de agosto de 2014 às 11:09

      Estou perquisandona internet ou faça um curso……..

  4. ezequiel severino sales 4 de fevereiro de 2014 às 17:29

    boa tarde eu faco conservas de ovos de codorna eu preciso saber se posso guardar esses ovos na geladeira.sem cozinhar ovos cru

  5. sheila rola carneiro 1 de março de 2014 às 01:29

    e verdade que ascodornas nova demora botar

    • elço jose 21 de agosto de 2014 às 11:12

      comprei 6 poedeiras,com dois meses em 11 de julho,ontem dia 20,nasceu o primeiro….vai pesquisando na internet..ok

  6. Paulo ROberto 6 de junho de 2014 às 05:47

    Quais são os modelos de bandeija que existem para comercialização de ovos de codorna?
    Só encontro para comprar as cartelas para 30 ovos e gostaria de comprar uma embalagem menor (para 12 ou 15 ovos).
    Alguem poderia informar uma loja ou fabricante?

    • priscila 13 de fevereiro de 2015 às 18:48

      ola. Paulo Roberto e de mais. compro sempre em CANOAS NA EMPRESA CARTOMEC, preço bom e o atendimento tambem. pedi pelo sr Pires.eu comecei a comprar com eles, essa semana. tem caixa para 30 avos e para 15 avos, de plastico. desejo ter ajudado. priscila lopes

  7. priscila 13 de fevereiro de 2015 às 18:49

    segue o e-mail da CARTOMEC : cartomec@terra.com.br

Deixe um comentário