Como cuidar de Ovos de Codorna

 

As codornas bem alimentadas colocam pelo menos 1 ovo por dia. Alguns desses não servem para procriação e são justamente os que encontramos nas prateleiras de supermercados e são deliciosamente consumidos como petiscos. Outros ovos são incubados e cuidados da forma correta para que reproduzam novas e sadias codornas. Então vamos aqui detalhar um pouco sobre os cuidados necessários para cada um dos dois casos.

Ovos de Codorna  Como cuidar de Ovos de Codorna

Em caso de ovos para procriação, eles podem ser guardados de forma natural ou incubados de forma artificial. Antes de serem levados à chocadeira, alguns fatores devem ser atentados para que seus ovos sejam divididos por formação. Por exemplo, atente primeiro para forma, peso e cor, veja também se eles não estão deformados pois provavelmente os filhotes também nascerão com alguma deformação, o que atrapalha a comercialização da ave.

cuidado com ovos de codorna para eclos o  Como cuidar de Ovos de Codorna

 

Cuidado dos Ovos

Agora sabendo disso atente-se para alguns fatores importantes:

- Os ovos destinados à incubação devem ser colhidos sempre pela manhã

- Evite segurar seus ovos pelas laterais. Ao movimentá-los sempre pegue nas extremidades e levemente.

- Evite fazer movimentos bruscos, mexer muito e principalmente derrubar.

- Não os guarde em locais claros nem muito quentes. O ideal é que sejam zonas escuras e com temperatura entre 10 e 15 graus.

ovo de codorna eclodindo  Como cuidar de Ovos de Codorna

Esses são fatores primordiais para que seus filhotes de codornas se desenvolvam perfeitamente. Se a sua criação for caseira, tente seguir a maioria dessas indicações para que você tenha o máximo aproveitamento possível. A incubação de ovos de codorna chega a durar cerca de 16 dias.

 

Para consumo

Se falando em ovos de codornas para consumo, não pensem que esses também não precisam de um pouco de cuidado para que sejam saboreados. Ovos de codorna para consumo sem a devida manutenção apodrecem rápido e você perder grande quantidade desse petisco.

Quando estão cozidos, você ainda pode guardá-los por alguns dias. Geralmente isso é feito para evitar sempre o cozimento de poucas quantidades já que esse ovo é bem pequeno. Então você precisa guardar os ovos cozidos em um recipiente de vidro esterilizado (você pode deixar o recipiente em água fervendo) com vinagre e água ou sal e água além de um pouco de azeite. Deve tampá-los bem e deixá-los na geladeira.


     Revenda Roupas

Updated: dezembro 13, 2012 at 2:43 am

Deixe uma resposta